DIETA JEJUM NEWS

Meta cumprida: veja tocantinenses que alcançaram objetivo de emagrecer
Segundo enquete realizada, o que o tocantinense mais desejava para 2017 era deixar o sedentarismo. Esse também foi o ano em que Palmas foi eleita a capital mais magra do país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Por Gabriela Lago, Tocantins
Atualizado 20h43

amanda
Amanda conseguiu eliminar 24 kg em sete meses (Foto: Arquivo Pessoal)

ano ainda não acabou, mas já tem muita gente planejando o que quer realizar em 2018, enquanto outros avaliam os objetivos estabelecidos e até comemoram as metas cumpridas em 2017.

No ano passado, o que o tocantinense mais desejava para este ano era deixar o sedentarismo, segundo uma enquete realizada pelo G1. A pesquisa teve a participação de cerca de 600 internautas. Mais da metade deles (50,81%) disseram que gostariam de emagrecer ou começar atividade física.

De encontro com esse objetivo, 2017 foi ano em que a capital do estado foi eleita a mais magra do país, com as menores taxas de obesidade, excesso de peso e hipertensão. A informação foi divulgada em abril pelo Ministério da Saúde.

A pesquisa, feita com mais de 50 mil pessoas em todas as capitais, também apontou a cidade como a que tem a segunda menor taxa de diabéticos, atrás apenas de Boa Vista (RR).

2 E-Books Pelo Valor de 1

Meta cumprida

Alguns exemplos comprovam que a busca do tocantinense por uma vida mais saudável foi a meta alcançada com sucesso.

É caso do assistente administrativo Renato Carneiro Alencar, de 31 anos. De maio a dezembro desse ano, ele eliminou 27 kg. Quando decidiu mudar de hábitos, pesava 125 kg e estava com a pressão e o colesterol altos.

Sedentário até aquele momento, começou aos poucos, com caminhadas na Praça dos Girassóis e no Parque Cesamar. “No primeiro mês, eu só andava, fazia 1 km. Hoje corro 10 km diariamente, entre 40 minutos e 1h.”

Além de cumprir a meta, Alencar também conseguiu recuperar a saúde. Para 2018 ele quer eliminar outros 8 kg e ganhar massa muscular. “O segredo é acreditar em você mesmo”, defende.

renato
Renato eliminou mais de 20 kg com atividades ao ar livre (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudante Amanda Valva Farias, de 22 anos, também ilustra a busca por uma vida mais saudável em 2017. Em sete meses ela eliminou 24 kg com mudança na alimentação e atividade física. “No primeiro mês eu perdi 7 kg apenas com caminhadas. Depois passei a alternar o treino funcional, com aulas de dança e spinning.”

Amanda também era completamente sedentária até abril, quando tomou a decisão de mudar os hábitos. “A dica é não se obrigar a fazer nada. Eu emagreci comendo coisas que eu gosto e fazendo atividades que me dão prazer”, recomenda. Em 2018, ela pretende eliminar mais 20 kg.

Como alcançar a meta

A master coach Tudy Vieira recomenda algumas atitudes para que as metas propostas possam ser alcançadas em 2018. Confira:

  • Ter uma meta bem definida;
  • A meta deve depender única e exclusivamente da própria pessoa;
  • Deve ser positiva;
  • Precisa ser desafiadora, mas alcançável;
  • Definir um prazo;
  • Identificar ganhos e perdas;
  • Identificar sabotadores e estratégias para minimizá-los;
  • Ter um plano de ações.